quarta-feira, 8 de junho de 2011

MANGUEZAIS- Berçários Marinhos

Observe o mapa a seguir:


"Sistema de passagem entre os ambientes terrestre e marinho, o manguezal é lodoso, salino e necessita de fraca correnteza, bem como de oscilação da maré. Geralmente localiza-se em três formações geográficas: laguna, baía e estuário.
A riqueza em matéria orgânica e sedimentos proporciona grande fertilidade a este ambiente. Por ser um local calmo e protegido, muitas espécies animais (algumas em extinção) utilizam este espaço para reprodução, descanso, alimentação e proteção. Por isso, o manguezal contém grande banco genético, inclusive podendo ser utilizado na recuperação de áreas degradadas.
É comum haver certa confusão entre o uso das palavras "mangue" e "manguezal". Muitos autores afirmam que possivelmente o termo "mangue" provém do malaio "mangi-mangii" (árvore de raiz). Porém as tipologias variam muito de idioma para idioma. No português, parece ser mais adequado utilizar "mangue" para se referir às árvores típicas do ecossistema e "manguezal" para o ecossistema, formado por fatores abióticos e bióticos (incluindo os mangues) e suas relações."
(fonte: projetomanguezal- UFSC)